Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Serão as Células-Tronco o futuro?

Posted by BG em 14/10/2009

Celulas-TroncoParece improvável, pelo menos num futuro próximo, que consigamos reconstruir-nos com células-tronco. Mas sim, está previsto que se consiga, a breve prazo, curar doenças até agora incuráveis, como o cancro, a diabetes ou o Parkinson.
O tipo de acção que as células-tronco podem realizar é, como é sabido, a sua especialização (convertem-se) em qualquer um dos tipos celulares normais, podendo assim substituir células danificadas no organismo.

O maior problema no desenvolvimento dos estudos com células-tronco assenta no conflito ético que supõe a utilização, fundamentalmente de embriões humanos, para a obtenção de células-tronco, sendo depois estes necessariamente redesenhados.

Este facto conduziu a que George Bush, em 2001, proibisse nos Estados Unidos o financiamento, com fundos públicos federais, a investigações com células-tronco, o que contribuiu para travar o desenvolvimento destes estudos.

Surgia há uns dias uma alternativa que trazia a esperança a muitas pessoas que dependem de uma evolução nestas investigações para poder curar-se: cientistas escoceses e canadianos publicaram um estudo na revista Nature, no qual expõem a descoberta de um processo para converter, de forma segura, outros tipos de células normais em células-tronco. Já antes se tinham obtido progressos em investigações deste género, mas para a transformação em células-tronco utilizavam-se vírus, para introduzir os genes necessários nas células. Claro que isto trazia alguns riscos acrescentados como a introdução de potenciais agentes cancerígenos, ou danificar o próprio DNA celular. 

O estudo agora publicado indica que só será necessário introduzir quatro genes, e que os mesmos são retirados uma vez finalizado o processo.

Este novo método encontra-se, ainda, numa fase inicial, e deve demorar 4 ou 5 anos até que se possam começar a realizar ensaios clínicos.

No entanto, esta tecnologia acaba de receber mais um empurrão, da mão de Barak Obama, que não só cancelou a anterior lei mas ainda disse também que as leis sobre a ciência devem fazer-se baseando-se em critérios científicos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: