Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Chip detecta a «marca» metabólica dos micróbios

Posted by BG em 22/10/2009

BacteriasMesmo que não se saiba o que há dentro de um tubo de ensaio, se o que ele contém estiver vivo pode-se conhecer a sua marca metabólica, as milhares de reacções bioquímicas de genes e enzimas numa célula ou uma comunidade de micróbios.

Um novo chip, fruto de cinco anos de trabalho de uma equipa internacional liderada pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) permite isso, segundo um artigo publicado na revista Science.

O chip desenvolvido pelos investigadores espanhóis traz novas expectativas para o tratamento de bactérias patogénicas que causam doenças infecciosas, assim como para identificar alterações metabólicas que causam, por exemplo, o cancro.

Os cientistas demonstraram a utilidade do chip para analisar organismos cujo genoma não se conhece, reconstruindo o metabolismo global de três comunidades microbianas tiradas de um tanque vulcânico ácido, de água marinha profunda muito salgada e de água marinha contaminada por hidrocarbonetos.

A pesquisa foi dirigida por Manuel Ferrer, do Instituto de Catálise do CSIC, e nela colaboraram cientistas do Centro Nacional de Biotecnologia (CSIC) e da Universidade de Oviedo, juntamente com laboratórios da Alemanha, Itália e Reino Unido.

Fonte: Diário Digital

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: