Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Lançado mega-projecto para sequenciar o genoma de 10 000 vertebrados

Posted by BG em 05/11/2009

DNAA iniciativa consiste na obtenção, preservação e sequenciação do DNA de pelo menos uma espécie de cada género de vertebrados e o objectivo é compreender a evolução do grupo e da sua diversidade contribuindo simultaneamente para os esforços de Conservação.

O Projecto Genoma 10K é uma iniciativa internacional que reúne cientistas de várias áreas desde a genética até à paleontologia, passando pela ecologia, e de diferentes instituições e organizações internacionais, que colaborarão para um fim comum – obter, preservar e sequenciar o DNA de pelo menos uma espécie de cada género de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. No total serão 10 000 as espécies de vertebrados analisadas, um sexto da diversidade actual que totaliza 60 000 espécies.

O objectivo é compreender a evolução dos vertebrados e da sua diversidade e passa pela comparação dos genomas de diferentes espécies mais e menos próximas entre si. Segundo explica David Haussler, investigador da Universidade da Califórnia e um dos directores do projecto “compreender a evolução dos vertebrados é uma das maiores histórias de detectives da ciência. Ninguém sabe como é que o elefante conseguiu a sua tromba ou como o leopardo obteve as suas manchas. Este projecto lançará as bases para o trabalho e responderá a estas perguntas e a muitas outras”.

Fonte: Naturlink

Por outro lado ao permitir conhecer e preservar o material genético de espécies em perigo. o mega-projecto contribuirá para os esforços de conservação da diversidade. A iniciativa contribuirá ainda para melhorar a capacidade de prever como reagirão as espécies às Alterações Climáticas, a contaminação, o aparecimento de doenças e de competidores invasivos, auxiliando na avaliação, controle e gestão da diversidade biológica.

A Comunidade de cientistas do Genoma 10K (G10KCOS) produziu guias de actuação para a compilação, conservação e documentação das linhas celulares e das amostras de DNA. Os investigadores estimam que o projecto tenha um custo de aproximadamente 34 milhões de euros já que a sequenciação de cada amostra de ADN custará aproximadamente 3400 euros.

O projecto, apresentado na revista Journal of Heredity utiliza como modelo o Projecto do Genoma Humano, e os resultados serão apresentados usando os critérios definidos neste projecto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: