Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Espécie de medusa potencialmente “imortal” das Caraíbas está a alastrar por todo o mundo

Posted by BG em 12/03/2010

A Turritopsis nutricula tem a capacidade de reverter para o estado de juvenil depois de se reproduzir, num processo que se pode repetir indefinidamente, tornando os animais potencialmente “imortais” e levando, assim, a um crescimento populacional excepcional. A espécie é originária das Caraíbas mas já se espalhou por todo o mundo.

A produção do “elixir da eterna juventude” pode passar pelo estudo de uma medusa é o que se conclui da descoberta da extraordinária capacidade para fugir ao envelhecimento exibida por uma espécie pertencente a este grupo de animais aquáticos.

A Turritopsis nutricula é um hidrozoário que, depois de se tornar adulto e de se reproduzir, consegue reverter ao estado de juvenil através de um processo generalizado de transdiferenciação das células. O processo pode, aparentemente, repetir-se indefinidamente tornando esta pequena medusa de 5mm de comprimento potencialmente “imortal”.

Aparentemente com longevidade ilimitada, as populações desta espécie originária das Caraíbas têm crescido de forma explosiva e, transportadas na água usada como lastro nos navios, estão a alastrar por todo o mundo. Segundo Maria Miglietta do Instituto Marinho Tropical Smithsonian “Estamos a assistir a uma invasão mundial silenciosa”.

Fonte: Naturlink

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: