Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Dia Internacional para a Protecção da Camada de Ozono

Posted by BG em 16/09/2010

A protecção da Camada de Ozono é fundamental para assegurar a vida na Terra, uma vez que esta barreira entre o Sol e a Terra tem a capacidade de absorver grande parte da radiação ultravioleta B (UV-B), radiação solar que pode provocar efeitos nocivos ou mesmo letais nos seres vivos, ameaçando a saúde humana e o ambiente.

O Dia Internacional para a Protecção da Camada do Ozono, que se assinala hoje dia 16 de Setembro, foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994 para comemorar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, em 1987.

Em Dezembro de 1999, a Declaração de Pequim, aprovada durante a reunião dos subscritores do Protocolo de Montreal, reafirmou o compromisso de 175 governos, organizações internacionais, indústrias e outros grupos de conseguir a eliminação progressiva dos produtos químicos que destroem a camada de ozono da estratosfera. “O acordo teve êxito desde o início, muitos países fizeram progressos impressionantes na eliminação dos produtos químicos que destroem o ozono”, considerou o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Anan. “Sem essa forte adesão ao Protocolo de Montreal, os níveis de substâncias prejudiciais para o ozono seriam cinco vezes mais elevados do que são hoje”.

Fonte: Quercus e Naturlink

Os peritos estimam que, para além de causas naturais, as substâncias químicas produzidas pelo homem contribuem em 82% para a destruição da camada de ozono. A protecção da Camada de Ozono é fundamental para assegurar a vida na Terra, uma vez que o ozono estratosférico tem a capacidade de absorver grande parte da radiação ultravioleta B (UV-B), radiação solar que pode provocar efeitos nocivos ou mesmo letais nos seres vivos, ameaçando a saúde humana e o ambiente. A libertação de substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozono, como é o caso dos CFC’s (clorofluorcarbonetos), provocou ao longo de décadas a diminuição da espessura desta importante camada protectora. “Manter esta barreira entre o Sol e a Terra é essencial para a sobrevivência humana”, refere o secretário-geral da ONU, explicando que devem manter-se todos os esforços no sentido da sua preservação.

“A atenção deve deixar de se centrar nos países industrializados, que foram os primeiros a diminuir a produção dos CFC’s para se virar para os países em desenvolvimento”. Neste sentido, a QUERCUS alerta para o facto de Portugal continuar a não assegurar a recuperação da maior parte dos CFC’s contidos nos largos milhares de frigoríficos, arcas congeladoras e aparelhos de ar condicionado que todos os anos se tornam resíduos.

Em 2009 foram tratadas pelas duas sociedades gestoras para os REEE (Resíduos de Equipamento Eléctrico e Electrónico), a Amb3e e a ERP Portugal, 6866 toneladas de resíduos de equipamentos de arrefecimento e refrigeração, o que corresponde a um valor estimado de 53,6 toneladas de CFC´s recuperados e enviados para tratamento. No 1.º semestre de 2010 já foram tratadas cerca de 4 mil toneladas de resíduos de equipamentos de arrefecimento e refrigeração, correspondendo a uma estimativa de 30 toneladas de CFC. Estes valores revelam um esforço das sociedades gestoras, uma vez que se tem verificado um contínuo aumento ao longo dos anos.

Em 2009 foram recolhidas 45179 toneladas de REEE do total de 128 mil toneladas produzidas nesse ano. Ficou assim garantida e suplantada a meta dos 4kg por habitante prevista na alínea 10 do Artigo 9º do DL 230/2004. Contudo, para efeitos de protecção da Camada de Ozono isso é insuficiente, porque continuam a ficar por ser tratada correctamente uma grande quantidade de REEE de arrefecimento e refrigeração que contêm CFC´s.

Os dados mais recentes mostram que a 5 de Setembro, o buraco no pólo Sul era de 12 milhões de km². Há indícios de que o valor recorde (entre 7 de Setembro e 13 de Outubro) de 27 milhões de km² verificado em 2006 não seja atingido, mas em 2009 atingiu-se 22 milhões e em 2010 prevê-se continuar próximo desse valor, o que é ainda muito elevado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: