Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

O avião “Solar Impulse” aterra pela primeira vez num aeroporto internacional

Posted by BG em 23/09/2010

O avião “Solar Impulse”, movido apenas por energia solar e composto por 12 000 células solares, chegou hoje a Genebra, sendo esta a sua primeira aterragem num aeroporto internacional.

O avião “Solar Impulse”, movido apenas por energia solar, deu mais um passo em direcção ao seu objectivo de dar a volta ao globo até 2013, ao chegar hoje a Genebra desde o aeródromo suíço de Payerne, na sua primeira aterragem num aeroporto internacional.

Até agora este aparelho apenas tinha operado em aeródromos sem tráfego comercial, principalmente no de Payerne, próximo de Genebra, onde se realizaram a maioria das suas manobras e de onde ele partiu esta manhã às 08h04, hora local.

Foram necessárias 4 horas e 20 minutos para o avião cobrir o trajecto dos 100 km que separam os 2 aeroportos. Ao 12h24, hora local, o aparelho aterrou na pista do aeroporto de Genebra sob uma enorme expectativa. Este fascínio foi causado principalmente pela forma particular desta aeronave, com 63,4 metros entre as extremidades das asas, sendo a mesma envergadura de um Airbus transatlântico, e com um peso perto dos 1600 kg, ligeiramente superior ao um automóvel médio.

Para descolar de Payerne, foi necessário que o avião atingisse uma velocidade suficiente para alcançar uma bicicleta, entre os 35 e os 40 km/hora, com a qual o “Solar Impulse” deixou a terra firme para abordar mais uma etapa na sua jornada de transformar o planeta. O seu primeiro grande feito remonta ao passado dia 7 de Abril, quando completou o seu primeiro voo de longa duração de 1h30 e apenas 3 meses depois conseguiu voar durante mais de 26 horas seguidas.

O próximo destino das 12 000 células solares que compõem o avião será de novo Payerne. Amanhã, quinta-feira, o “Solar Impulse” vai realizar outro voo a um segundo aeroporto internacional, o de Zurique, o que o levará a cruzar praticamente este país de uma ponta a outra em pouco mais de um dia.

Fonte: El Mundo / Naturlink

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: