Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Raposas podem seguir campo magnético terrestre para caçar

Posted by BG em 25/01/2011

Um estudo liderado por Hynek Burda, da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha,  verificou que as raposas apresentam maiores taxas de sucesso quando caçam para nordeste, relativamente aos ataques feitos noutras direcções. Este aspecto leva  os investigadores a acreditarem que estes mamíferos provavelmente utilizam o campo magnético da Terra como guia para caçar as suas presas.

Embora haja outros animais que recorram à mesma “técnica” para determinar a direcção do ataque, as raposas aparentam utilizá-la também para saber a distância a que se encontram as suas presas. 

O cientista  constatou, enquanto observava raposas na República Checa, que estas  avançavam para as presas quase sempre na direcção nordeste, através de um grande salto. Embora saltem em qualquer direcção quando vêem as presas, nas situações em que estas estão escondidas, o salto é direccionado para nordeste.

Fonte: Ciência Hoje

Em 72 por cento das vezes que optam por este sentido, os ataques são bem-sucedidos, o que acontece em apenas 18 por cento das vezes que escolhem outras direcções. 

Depois de recolher estes dados, Hynek Burda analisou-os com John Phillips, do Virginia Tech, que sugeriu que estes animais poderiam utilizar o campo magnético para medir a distância do ataque à presa.
 

Burda suspeita de que as raposas vêem um “anel de sombra” na retina, que é mais escuro no norte magnético, mas surge como uma sombra normal sempre que parece ter a mesma distância à frente. A raposa move-se até a sombra ficar alinhada com o local de onde provêm os sons da presa, definindo assim a distância a que se encontra o seu alvo.  

Embora, por enquanto, a ideia seja “apenas especulativa, mas plausível”, segundo os investigadores, mais estudos poderão comprovar esta hipótese

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: