Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

As raízes da Península Ibérica têm 290 milhões de anos

Posted by BG em 08/02/2011

A Península Ibérica sofreu muitos altos e baixos ao longo da sua história geológica. Uma equipa de investigadores revelou que, entre 310 e 290 milhões de anos atrás, um conjunto de movimentos das placas tectónicas alterou o panorama exterior e interior do território.

Naquela altura, no período Carbonífero, a península ocupava o centro do que era o grande continente Pangea, o único que existia no planeta. Os movimentos tectónicos destruíram o manto litosférico que está localizado entre 30 a 150 km de profundidade, e levaram à formação de um novo, que é o que existe hoje.

O trabalho, no qual os cientistas investiram mais de dois anos, confirma a tese que um dos investigadores mantinha, Gabriel Gutiérrez Alonso, da Universidade de Salamanca, que revela a maneira como se formou a cadeia montanhosa conhecida como Arco Ibero-Armoricano. Também explica a origem da grande quantidade de rochas vulcânicas, granitos e de mineralizações associadas que são a base da mineralização metálica do noroeste da Península Ibérica. As amostras das rochas vulcânicas mostraram que o manto anterior ao actual se formou há cerca de 1.000 milhões de anos atrás, enquanto o que existe agora formou-se há cerca de 290 milhões de anos atrás, substituindo quase totalmente o anterior.

Fonte: Naturlink/El Mundo

Segundo estas conclusões, primeiro dobrou-se a camada superficial da crusta (a litosfera), que mudou a forma da cadeia ibero-armoricana: de alongada passou a ter forma de ferradura. Com estes movimentos, a litosfera tornou-se mais espessa e, acabou por romper o manto que tinha debaixo. Este foi substituído por materiais do interior da Terra que formam a litosfera actual.

Uma resposta to “As raízes da Península Ibérica têm 290 milhões de anos”

  1. Rui Ferreira said

    Artigo interessante. Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: