Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Futuro sem acidentes de automóvel?

Posted by BG em 10/02/2011

Os acidentes podem ser causados por uma série de razões, mas o erro humano normalmente é a principal razão. Conduzir muito depressa para as condições atmosféricas, tomar decisões insensatas ou deixar de antecipar possíveis riscos, são causas dos acidentes. Mas e se o carro puder ajudar o motorista que erra?

Os cientistas e os engenheiros estão a desenvolver tecnologias e melhorias para os carros que ajudarão os motoristas a evitar a má condução. A tecnologia sofisticada também está a ser traçada para garantir que os motoristas e os passageiros possam sobreviver até mesmo em acidentes catastróficos.

Fonte: BBC/Naturlink

Na Suécia, estão a desenvolver uma tecnologia de auto-travagem para assegurar que os carros parem quando sentem um outro carro aproximar-se deles, tanto de frente como dos lados. O cientista Erik Coelingh que tem testado a sua tecnologia de prevenção de acidentes numa pista de testes na Suécia, afirma que “o carro tem um sistema de sensores que tenta detectar onde estão objectos que rodeiam o carro”.

Num laboratório em Detroit, os cientistas estão a investigar a forma como o  próprio carro pode suprir as nossas deficiências, reforçando os sentidos do motorista. Estão a desenvolver um protótipo do pára-brisas, o que eles esperam que dará aos motoristas uma espécie de visão “sobre-humano”, o avançado Sistema de Visão, avança Thomas Seder, o homem que conduz este projecto. “Um dos cenários comuns de condução em que nós podemos ajudar é quando existe nevoeiro na estrada”, diz Seder. “Podemos destacar a beira da estrada, aumentando efectivamente a realidade, para que o condutor tome mais atenção aos limites da estrada e não desviar a atenção para outros sítios”.

Outra tecnologia que também já está disponível é a que permite os carros alertarem os serviços de urgência, caso aconteça alguma coisa fora da faixa normal de condução e que possa significar perigo para os condutores. Um computador no carro envia uma mensagem de localização exacta do carro. Esta tecnologia já está no mercado em milhares de carros na América do Norte.

Os cientistas acreditam que estas tecnologias podem evitar a grande maioria dos acidentes de carro que actualmente ocorrem nas estradas de todo o mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: