Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Geneticamente a população do Tigre Siberiano encontra-se reduzida a menos de 14 indivíduos

Posted by BG em 01/03/2011

Este é o resultado de um estudo que avaliou a diversidade genética da subespécie de tigre autóctone do Leste da Rússia e é uma consequência de um acentuado declínio populacional no início do séc. XX. O reduzido tamanho efectivo da população faz duvidar da hipótese deste tipo de tigre, classificado como “Em Perigo”,  poder vir a recuperar.

Uma equipa internacional de cientistas acaba de publicar na revista Mammalian Biology um artigo que faz duvidar da capacidade de uma das 6 subespécies de tigre que sobrevivem na actualidade, o Tigre Siberiano –Panthera tigris altaica, recuperar, deixando de estar ameaçada.

O trabalho de investigação avaliou a diversidade genética da população daquela subespécie, que habita o Leste da Rússia, tendo chegado à conclusão que, apesar de ser constituída por 500 indivíduos, o seu tamanho efectivo é inferior a 14 indivíduos, o que significa que a sua diversidade genética é muito baixa, pondo em causa a capacidade da subespécie resistir a doenças ou patologias genéticas raras.

Fonte: BBC/NaturlinkEsta baixa variabilidade genética é uma consequência do acentuado declínio populacional que o tigre siberiano sofreu no início do século XX, como resultado da expansão das povoações, perda de habitat e caça ilegal.

A população de tigre Siberiano, ficou em 1940, reduzida a 20-30 indivíduos silvestres -que ocupavam apenas 10% do habitat original -, o que provocou um fenómeno “efeito de gargalo genético”, que explica os resultados dados a conhecer pelos autores do artigo recém-publicado, e que concluem que “O preocupantemente reduzido tamanho populacional efectivo melindra o optimismo relativamente à recuperação do enorme felino Siberiano”.  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: