Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Novo estudo ajuda a prever erupções vulcânicas

Posted by BG em 03/03/2011

As erupções vulcânicas são um dos fenómenos mais imprevisíveis da natureza. No entanto, quase todas têm algo em comum: são precedidas por tremores de terra que ocorrem minutos, dias ou semanas antes do vulcão “acordar”.

Embora esta característica continue a ser um enigma para os especialistas que estudam os sinais que estes gigantes da natureza emitem antes de uma erupção explosiva, um grupo de investigadores das universidades de Yale (EUA) e British Columbia (Canadá) obtiveram algumas pistas sobre este fenómeno através de um modelo matemático que explica esses tremores.

Este estudo, publicado na revista “Nature” pode ajudar a prever, no futuro, erupções fortes e a salvar vidas, visto que se poderiam evacuar os habitantes dos locais mais ameaçados.

Fonte: Ciência Hoje

Antes do vulcão começar a expelir lava e cinzas na atmosfera, capazes de alcançar longas distâncias, há um leve tremor susceptível de ser detectado e medido pelos vulcanólogos. Trata-se de um dos principais alertas de que a erupção pode estar iminente.

Os investigadores calcularam que os terramotos que ocorrem em quase todos os vulcões mantêm-se numa faixa de frequência baixa, que varia entre 0,5 e dois hertz. Pouco antes e durante a erupção, esta frequência atinge o seu pico mais alto, podendo ascender ao sete hertz.

David Bercovici, professor de Geologia e Geofísica da Universidade de Yale e co-autor deste estudo, explicou que este tremor é ainda um mistério, sobretudo porque a frequência é muito semelhante em todas as erupções.

“Tanto se produzem no Alasca, nas Caraíbas, na Nova Zelândia ou na América Central”, disse. O investigador referiu ainda que “o facto ser tão universal é muito estranho, visto que os vulcões são muito diferentes, tanto em dimensões como em comportamentos. É como se cinco instrumentos de sopro diferentes emitissem a mesma música”.

O modelo matemático formulado sugere que a semelhança entre tremores pode ser explicado por aquilo que denominaram de “magma wagging”. Trata-se da vibração que ocorre quando o magma entra em contacto com o gás circundante. Os factores que controlam essa oscilação quase não variam entre os vulcões, o que explicaria, de acordo com o estudo, a semelhança de tremores em regiões distintas do planeta.

Uma resposta to “Novo estudo ajuda a prever erupções vulcânicas”

  1. jales silveira said

    Se realmente terremotos são indicios que prescedem uma erupção,o super vulcão de yelloowstone a qualquer momento pode vir a entrar em uma mega erupção que conforme os vulcanologos pode vir a reduzir em 70% da vida na terra,levando a uma nova era glacial.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: