Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Terramoto de Lorca

Posted by BG em 12/05/2011

O terramoto que abalou ontem à tarde a cidade de Lorca, em Múrcia, provocou oito mortos e 120 feridos, três dos quais em estado grave.

Outras 40 pessoas com ferimentos diversos estão hospitalizadas. O sismo, que sacudiu a cidade às 18h47 com a magnitude de 5,1 na escala de Richter, cujo epicentro se situou na localidade de 92 mil habitantes, provocou a queda de alguns prédios na zona histórica da urbe e originou fissuras em vários edifícios.

O abalo provocou, ainda, desprendimento de terras, o que dificultou os acessos à cidade, levando ao corte da Auto-Estrada do Mediterrâneo no troço cumprido no denominado túnel de Lorca. Durante toda a noite foram sentidas várias réplicas, embora de menor intensidade e sem consequências.

Fonte: Jornal Público

Dez mil habitantes passaram esta noite ao relento, com mantas e alimentos fornecidos pelos serviços de protecção civil. Foram instalados nos parques da cidade quatro hospitais de campanha e, durante a manhã de hoje, o contingente de mais de 300 homens da Unidade Militar de Emergência, corpo do exército espanhol criado para combater catástrofes naturais, espera limpar as ruas e concluir a retirada dos destroços dos edifícios.

Os partidos políticos decidiram interromper hoje a campanha para as eleições autonómicas e municipais de 22 de Maio e as diversas administrações concentram os seus esforços para que Lorca recupere a normalidade. Não é a primeira vez que a cidade é afectada por um sismo de grandes proporções. Lorca, situada na Comunidade de Murcia, na área do Levante, a de maior incidência sísmica país, já sofreu dois grandes terramotos na sua história, em 1647 e 1818.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: