Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Localizar a poluição no mapa

Posted by BG em 31/05/2011

Um conjunto de 32 mapas disponibilizados “online” esta semana pela Comissão e pela Agência Europeia do Ambiente permitem, pela primeira vez, que os cidadãos localizem as principais fontes de poluição atmosférica.

Os internautas poderão dispor de imagens ampliadas da sua zona de residência e ficar a saber onde são libertados determinados poluentes, como óxidos de azoto e partículas – complementando os dados sobre emissões de instalações industriais existentes no Registo Europeu das Emissões e Transferências de Poluentes (E-PRTR).

O “E-PRTP”, lançado em 2009, para melhorar o acesso à informação ambiental, contava apenas com os dados comunicados por instalações industriais (fontes pontuais), passando agora a reunir também informações sobre emissões de transportes rodoviários, navegação, aviação, aquecimento de edifícios, agricultura e pequenas empresas (fontes difusas).

Para aceder ao site, clique na imagem ao lado.

Fonte: TEK

As fontes difusas de poluição estão disseminadas e/ou concentradas em zonas com forte densidade de população. Em grande quantidade, as pequenas emissões com origem nas habitações e nos veículos representam, colectivamente, uma grande fonte difusa de poluição, sobretudo nos centros urbanos, realça a Comissão Europeia, que espera com a iniciativa ajudar os cidadãos a participarem de forma mais activa nas decisões que afectam o ambiente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: