Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Encontraram fóssil de predador gigante com 470 milhões de anos

Posted by BG em 01/06/2011

Uma equipa de paleontólogos descobriu um grupo de criaturas, extintas há centenas de milhões de anos, que chegaram a alcançar tamanhos inesperados e que sobreviveram à extinção do fim do Câmbrico, uma era geológica em que a vida ainda não tinha saído do mar.

Trata-se de um nova espécie do género Anomalocaris com mais de um metro de comprimento que foi encontrado no sudeste de Marrocos. Pensava-se até agora que este grupo teria desaparecido com a primeira grande extinção na Terra, no final do Câmbrico, mas afinal viveram até ao início do Ordovícico, há menos de 30 milhões de anos atrás. O Anomalocaris (“camarão estranho) é um género extinto da família Anomalocaridae, que possuía uma estreita relação com os artrópodes.

Fonte: Naturlink

Estas criaturas foram descobertas por uma equipa de investigadores liderada por Peter Van Roy, paleontólogo belga da Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut (EUA). Segundo este investigador, estes Anomalocaris são, sem dúvida, os maiores predadores carnívoros descobertos até agora. “Os tamanhos dos exemplares marroquinos colocam-nos no topo da cadeia alimentar na primeira fase do Ordovício, onde tiveram um impacto enorme sobre os ecossistemas. Este papel foi posteriormente assumido por outros grupos, tais como os Nautilóides e os Euriptéridos, que talvez tenham contribuído para o seu desaparecimento “, disse Van Roy.

Animais como os caranguejos, escorpiões, aranhas, centopeias, miriápodes, lagostas, insectos, etc, teriam nestes estranhos Anomalocaris os seus antepassados distantes.

Mas nos campos de Marrocos não foi só este o grupo que foi descoberto por Van Roy, tendo sido também localizados milhares de outros exemplos de corpos de invertebrados de entre 488 e 472 milhões de anos atrás, abrindo uma janela a uma fauna que até agora se conhece pouco.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: