Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Eclipse total da Lua no dia 15 de Junho

Posted by BG em 09/06/2011

No próximo dia 15 de Junho irá ocorrer um eclipse total da Lua observável em Portugal. Durante os próximos três anos, este será o último eclipse lunar no qual uma boa parte da fase da totalidade será visível no nosso país. O próximo eclipse deste género, integralmente visível em Portugal, não acontecerá até daqui por quatro anos – 28 de Setembro de 2015.

O Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO) promove uma observação pública no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em São Pedro do Estoril (Cascais), acompanhando o eclipse com telescópios e outros instrumentos. Às 20h, o evento começa com uma pequena apresentação sobre o que irá acontecer e sugestões de como registar as fases do eclipse com câmaras fotográficas.

A fase de totalidade observável demora aproximadamente uma hora. O último contacto do satélite da Terra com a penumbra irá decorrer até a meia-noite. A Lua cheia nascerá já completamente mergulhada na parte central da sombra do nosso planeta pouco antes das 21h.

Fonte: Ciência Hoje

Devido à refracção da luz na nossa atmosfera, uma parte dos raios solares misturam-se com a sombra terrestre, conferindo um toque de cor peculiar à Lua eclipsada. Esta cor pode variar do mero cinzento sujo, passando por tonalidades de castanho até vermelho vivo ou cor de laranja.

Qual será a cor real é difícil prever, já que poderá alterar-se ao longo do evento e depende principalmente da cobertura de nuvens em torno do globo terrestre e das partículas de poeiras e matéria orgânica suspensas na atmosfera. Erupções vulcânicas recentes, tempestades de areia nos desertos e outras calamidades meteorológicas ou geológicas contribuem consideravelmente para a transparência da atmosfera e da cor que o eclipse lunar irá mostrar.

O eclipse pode ser observado em toda a Terra, com excepção do extremo Norte da Ásia e da Europa, e toda a América do Norte. O eclipse na integridade pode ser acompanhado na Índia, Ásia Menor e toda a zona Este da África e África do Sul.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: