Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Estrelas provocaram extinção de vida na Terra

Posted by BG em 10/01/2012

Estudo recente de investigadores alemães corrobora ideia já avançada por colegas americanos em 2003: há 440 milhões de anos, radiação estrelar pode ter acabado com muitos seres vivos na Terra.

Há 440 milhões de anos, um bombardeio de raios gama pode ter sido responsável pela eliminação de boa parte da vida à face da Terra.

Há duas formas das estrelas libertarem grandes quantidades de raios gama: pela explosão ou pela fusão de duas. Em 2003, uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, sugeriu que um bombardeio de raios gama proveniente das estrelas poderá ter sido o responsável pela extinção de grande parte da vida terrestre há 440 milhões de anos.

Fonte: TVNet

O problema é que existiam poucas provas que realmente incriminassem um culpado, visto que qualquer estrela o pode fazer. Mas agora, investigadores do Instituto Max Planck de Física Nuclear, na Alemanha, afirmam ter encontrado provas mais sustentadas para confirmar o que foi avançado há uns anos pelos americanos.

Segundo os cientistas, o bombardeio aconteceu de facto há 440 milhões de anos e, em vez de uma simples fusão ou morte, ocorreu uma grande explosão de muitas estrelas num determinado espaço – talvez pela fusão ou impacto entre várias delas. O resultado foi a emanação de muitos raios gama em direção à Terra, o que causou a morte de muitos seres vivo da época.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: