Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Pesticidas estão a atingir os números de Abelhas-rainha e a mobilidade das abelhas

Posted by BG em 02/04/2012

As populações de abelhas têm sofrido declínios preocupantes em resultado de diversos problemas que têm vindo a ser averiguados e discutidos, mas muitos acreditam que os pesticidas são um problema muito significativo.

Um grupo de investigação no Reino Unido e França sugere, através de um recente estudo, sugere que insecticidas comuns estão a danificar a capacidade de mobilidade das abelhas e a reduzir os números de Abelhas-rainha. Este estudo abordou o efeito dos neonicotinoides, uma classe de insecticidas utilizada nos campos agrícolas e jardins, em mais de 100 países.

Os resultados indicam que estes insecticidas são responsáveis pela quebra de 85% na produção de Abelhas-rainha e que as colmeias ficam com uma produtividade limitada devido à perda de capacidade de mobilidade das abelhas. Este trabalho indica ainda que o declínio das populações de abelhas está a reduzir a produtividade das culturas em muitos países, com elevados prejuízos económicos.

Estes insecticidas são frequentemente aplicados directamente nas sementes e ficam presentes nas plantas ao longo do seu desenvolvimento, acabando por entrar no pólen e no néctar que as abelhas recolhem, sendo assim que são afectadas.

Fonte: Naturlink

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: