Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Cientistas sugerem que ouro da Terra veio do espaço

Posted by BG em 09/04/2012

Investigadores da Universidade de Bristol sugerem que as reservas de ouro e outros metais preciosos presentes na Terra são o resultado do bombardeamento de meteoritos. Esta investigação foi publicada na revista Nature.

Durante a formação do nosso planeta o ferro afundou-se para o seu interior originando o núcleo terrestre. Com o ferro foram arrastados a maioria dos metais preciosos da Terra como o ouro e a platina. Os metais preciosos presentes no núcleo davam para cobrir toda a superfície terrestre com uma camada de 4 metros de espessura.

Apesar deste fenómeno, muitos destes metais são surpreendentemente abundantes em partes acessíveis do planeta. Uma teoria avança que os metais preciosos foram transportados para a Terra através de um fluxo de meteoritos que atingiu o planeta após a formação do núcleo.

Para testar esta teoria Matthias Willbold e Tim Elliott da Universidade de Bristol analisaram rochas da Gronelândia com 3.8 mil milhões de anos, recolhidas por Stephen Moorbath, da Universidade de Oxford.

Estas rochas antigas fornecem uma janela única da composição do nosso planeta no período após a formação do núcleo e antes do suposto bombardeamento de meteoritos.

Os investigadores determinaram a composição de tungsténio isotópico destas rochas. O tungsténio(W) é um elemento muito raro e como o ouro e outros metais preciosos deverá ter entrado no núcleo aquando da sua formação.

Os isótopos funcionam como impressões digitais da origem dos materiais. Desta forma, a adição de material proveniente de meteoritos à Terra deixaria uma marca na composição do isótopo de tungsténio.

Willbold observou diferenças entre os isótopos deste elemento presente nas rochas antigas e nas rochas modernas. Esta diferença apesar de pequena é significativa o que fundamenta a teoria de que o excesso de ouro acessível na Terra é consequência de uma intensa chuva de meteoritos.

Posteriormente, processos geológicos formaram os continentes e concentraram os metais preciosos e tungsténio nos depósitos de minério que são explorados atualmente.

“O nosso trabalho mostra que a maioria dos metais preciosos na qual se baseia as nossas economias e muitos dos processos industriais foram adicionados ao nosso planeta quando a Terra foi atingida por (…) meteoritos”, refere Willbold.

Fonte: Naturlink

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: