Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Glaciares de cordilheira asiática estão a ganhar massa

Posted by BG em 18/04/2012

Alguns glaciares que se encontram na cordilheira Karakoram, a oeste dos Himalaias (Ásia), estão a ganhar massa, em vez de perder, ao contrário da tendência global. Os cientistas ainda não conseguiram explicar por que razão isto está a acontecer. Pouco estudados, estes glaciares são muito importantes, pois são uma fonte de água potável para milhões de pessoas.

Os cientistas do Centro Nacional de Investigação Científica francês e da Universidade de Grenoble compararam dois modelos de elevações sobre a superfície da terra obtidos a partir de observações por satélites, um de 1999 e o outro de 2008. As conclusões estão publicadas na «Nature Geoscience».

O método que a equipa utilizou para medir e comparar o volume de gelo sobre a cordilheira é complexo. Citada pela BBC, Julie Gardelle, coordenadora do estudo, explica que este método “não é usado com mais frequência porque os modelos de elevações são difíceis de conseguir. São necessárias condições como céu limpo e camadas reduzidas de neve”.

Créditos da Imagem: IndiaVision

Outros factores que podem mudar a altura da superfície de gelo, além das mudanças no próprio gelo, também devem ser considerados. Feitas as contas, a equipa concluiu que, entre 1999 e 2008, a massa dos glaciares na região do Karakoram, com 5615 quilómetros quadrados, aumentou, embora haja variações amplas entre glaciares individuais.

Estudos realizados noutras partes do mundo revelam que a mudança climática pode levar a um aumento da precipitação em regiões frias. No caso de alguns locais, essa precipitação acaba por ser acrescentada à camada de gelo já existente.

Os investigadores acreditam que isto se deverá ao clima muito específico da cordilheira. Isto porque medições meteorológicas têm vindo a mostrar um aumento de precipitação no Inverno. No entanto, neste momento do estudo, isso é ainda uma especulação, admitem.

Esta tendência contrasta com o que está a ocorrer em outras áreas da região dos Himalaias e do Hindu Kush, onde vivem cerca de 210 milhões de pessoas e onde os glaciares funcionam como reservatórios de água.

No final do ano passado, o International Centre for Integrated Mountain Development (Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado da Montanha), com sede em Katmandu, divulgou informações mostrando que, em dez glaciares estudados com regularidade, o índice de perda de gelo duplicou desde a década de 1980.

Fonte: Ciência Hoje (2012/04/17)

Uma resposta to “Glaciares de cordilheira asiática estão a ganhar massa”

  1. Já tinha lido algo neste sentido.. algo que me impressionou também foi ler que os ursos polares ao contrário do que pensava, estão a aumentar em número..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: