Biologia e Geologia na Escola

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais – Biologia e Geologia

Prémio Nobel da Medicina – 2012

Posted by BG em 10/10/2012

O britânico John B Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka venceram hoje o Prémio Nobel da Medicina 2012 pela sua “descoberta de que as células diferenciadas podem ser reprogramadas para se tornarem pluripotentes”.

No início da vida de um organismo, as primeiras células, ou células estaminais, têm a capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de células especializadas: umas serão células dos olhos, outras do fígado, outras da pele, e desempenharão tarefas diferentes ao longo da sua vida. É por esse motivo que também se chamam pluripotentes.

Em 1962, explica o comité Nobel, John B. Gurdon descobriu que esta especialização é reversível quando introduziu num ovo de um sapo uma célula diferenciada do intestino de um sapo adulto. Este ovo tornou-se na mesma um girino, o que desmonstrou que o ADN da célula diferenciada ainda tinha toda a informação necessária para se transformar em qualquer outra célula no sapo.

Mais de 40 anos depois, em 2006, Shinya Yamanaka descobriu como células diferenciadas de ratos poderiam ser reprogramadas para se tornarem células indiferenciadas. Introduzindo nas células apenas alguns genes, Yamanaka reprogramou células adultas capazes de se tornarem em qualquer célula do organismo.

Segundo o comité Nobel, “estas decobertas mudaram completamete a nossa visão do desenvolvimento e especialização celular”: “Compreendemos agora que as células adultas não terão de estar para sempre confinadas ao seu estado especializado. Foram reeescritos os livros de biologia, criados novos campos de investigação. Ao reprogramar as células humanas, os cientistas criaram novas oportuinidades de estudo da doenças e desenvoleram novos métodos de diagnóstico e terapia”.

Fonte: RTP online

Mais informações em: http://www.nobelprize.org/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: